Com discursos fortes e frequentes, os famosos se posicionam a favor da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo e aumentam a visibilidade da causa

O efeito todo mundo conhece: basta que celebridades e pessoas influentes decidam apoiar uma causa e o mundo passa a prestar atenção. É exatamente o que está acontecendo com a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. A lista de famosos que aderiram cada vez aumenta mais: consequentemente, a discussão do tema ganha cada vez mais espaço na mídia.

Lena Dunham , criadora e protagonista do seriado “Girls” e nova queridinha do showbiz, foi uma das que aproveitou o momento de microfone na mão para se expressar a favor do casamento gay. A atriz, que atualmente namora o guitarrista Jack Antonoff, da banda Fun, declarou nos bastidores da cerimônia de entrega do Globo de Ouro 2013 - onde ela recebeu o prêmio de melhor atriz de comédia e melhor série de comédia -, que só se casará quando todos os gays tiverem o mesmo direito.

Veja outros famosos heterossexuais que apoiam abertamente o casamento entre pessoas do mesmo sexo:

Brad Pitt e Angelina Jolie – O casal mais famoso de Hollywood se manifestou veementemente a favor do casamento igualitário. Em entrevista à revista americana “Esquire”, Brad Pitt declarou que só se casaria com Angelina Jolie após a aprovação do casamento gay nos Estados Unidos. “Nós nos casaremos quando todos deste país que quiserem se casar tiverem esse direito”, afirmou o ator. Em 2009, Brad doou US$ 100 mil para o combate à “Proposta 8”, emenda constitucional que proíbe o casamento homossexual no estado da Califórnia. Atualmente, o casal está noivo.

James Franco – O galã de Hollywood, que interpretou no cinema o amante do ativista Harvey Milk no filme ganhador do Oscar “Milk”, milita a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo e pelo fim da discriminação. Durante o Festival de Sundance de 2010, Franco declarou: “Eu espero pelo dia em que olharemos para trás e diremos: ‘Eu não acredito que estávamos discriminando esse grupo de pessoas e dizendo que elas não têm o mesmo direito que todos nós’”.

Steven Spielberg – O diretor também apoia abertamente o casamento gay. Spielberg e sua mulher, a atriz Kate Capshaw, seguiram o exemplo de Brad Pitt e doaram US$ 100 mil para o combate à “Proposta 8”, lei que proíbe o casamento gay na Califórnia. “Tamanha discriminação não tem lugar na constituição californiana, ou na de qualquer outra”.

HÉTERO MAS NÃO LIMITADO

Josh Hutcherson – O ator de 20 anos, protagonista do blockbuster “Jogos Vorazes”, foi a celebridade mais jovem a receber o Prêmio Vanguarda GLAAD (Aliança de Gays e Lésbicas Contra a Difamação) pela criação da campanha “Straight But Not Narrow” (Hétero Mas Não Limitado), que visa sensibilizar os jovens heterossexuais sobre as questões dos direitos gays, incluindo o casamento.

Natalie Portman – A atriz foi uma das 100 mil pessoas que assinaram o “I Do”, uma carta aberta direcionada ao presidente norte-americano Barack Obama pedindo que apoiasse o casamento igualitário. A carta também contava com a assinatura de outros famosos, como Anne Hathaway, Martin Sheen e Ellen DeGeneres.

Barack Obama – Em maio de 2012, Obama foi o primeiro presidente norte-americano a se manifestar publicamente a favor do casamento gay. Em entrevista ao programa "Good Morning America", o presidente dos EUA declarou: "Afirmo que casais do mesmo sexo deveriam poder se casar".

Charlize Theron – A sul-africana ganhou o Prêmio Vanguarda GLAAD (Aliança de Gays e Lésbicas Contra a Difamação) por expressar publicamente o seu apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. A atriz ganhadora do Oscar afirma que não se casará até que os casais homossexuais tenham o mesmo direito. “Quando o governo começa a nos dizer quem podemos amar e o que é ‘amor bom’, eu tenho sim um problema com isso”.

Jason Mraz – O cantor norte-americano também já se posicionou a favor do casamento igualitário em 2010, quando ainda era noivo da cantora Tristan Prettyman. “Não nos casaremos enquanto o casamento gay não for legalizado. Dar às pessoas o direito de se casar será um grande passo para os direitos civis”.

No Brasil, algumas celebridades também apoiam abertamente o casamento gay. Veja abaixo um dos vídeos da campanha “Casamento Civil Igualitário – Os Mesmos Direitos Com os Mesmos Nomes” , iniciativa do Deputado Federal Jean Wyllys, com a participação de famosos como Mariana Ximenes, Ivan Lins e Arlete Salles.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.