Divirta-se nas Paradas Gays de 2013. Veja o calendário e programe-se

Por Murilo Aguiar - iG São Paulo

Texto

Desde 1970 as Paradas do Orgulho LGBT reúnem milhares de pessoas ao redor do mundo para pedir direitos iguais e mais tolerância. Confira as datas das Paradas deste ano. Conhece outra? Mande um e-mail para siteigay@ig.com.br

Diversão é o que não falta nas paradas do orgulho LGBT brasileiras e ao redor do mundo. Porém, antes de ser motivo para festa e atrair milhares de turistas, as paradas são manifestações por direitos iguais e mais tolerância.

Foi em Nova York, nos EUA, em frente ao bar gay The Stonewall Inn, que em 1969 aconteceu um dos mais importantes protestos pelos direitos LGBTs. Na época, bares gays eram alvos de batidas policiais e os clientes frequentemente hostilizados pelas autoridades. Na noite de 27 de junho, os frequentadores do Stonewall Inn reagiram e entraram em confronto com os policiais que tentavam fechar o bar.

No dia seguinte (28), cerca de 1000 pessoas se reuniram em frente ao bar para protestar. O Departamento de Polícia precisou enviar um esquadrão especial para dispersar os manifestantes. No aniversário de um ano dos protestos, as comunidades gays de Chicago, Los Angeles, São Francisco e Nova York organizaram as primeiras paradas gays de que se tem notícia.

No Brasil, a primeira Parada aconteceu em 1995, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, reunindo cerca de 3 mil pessoas. Hoje, a Parada do Rio é a segunda maior do Brasil, ficando atrás apenas da de São Paulo, a maior do mundo. No ano passado, a Parada Gay de São Paulo reuniu, segundo os organizadores, 4,5 milhões de pessoas na avenida Paulista. (O jornal Folha de São Paulo questiona esse número, e, numa informação contestada de volta, calculou o público em 270 mil pessoas).

Considerada a maior do mundo, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é o evento que mais atrai turistas à capital paulista. Foto: Futura PressParticipante da 17ª Parada Gay do Rio de Janeiro posa para foto com a orla de Copacabana ao fundo. Foto: Futura PressMais de 150 mil pessoas se reúnem no maior e mais visitado parque de diversões do mundo, o Walt Disney World Resort, para celebrar a diversidade. Foto: Flickr/ jericl catEm 2012, a Parada de Recife reuniu cerca de 600 mil pessoas na orla da cidade. Foto: DivulgaçãoTambém conhecida como Marcha das Forças LGBT, a Parada de Paris atrai cerca de 650 mil pessoas às ruas da capital francesa. Foto: Getty ImagesEm 2012, a Parada Livre de Caxias do Sul levou cerca de 15 mil pessoas às ruas. Foto: DivulgaçãoDiversos palcos são montados pela cidade durante a Parada Gay de São Francisco, que recebe artistas de diferentes locais para celebrarem o Orgulho Gay. Foto: Facebook/ReproduçãoUm das cidades mais importante na história do movimento gay, Nova York leva cerca de 1 milhão de pessoas às ruas durante a Parada Gay. Foto: Getty ImagesFestas, leilões de caridade e competições esportivas são os destaques durante a semana da Parada do Orgulho LGBT de Pukhet. Foto: Facebook/ReproduçãoEm sua primeira edição, a Parada do Orgulho LGBT de Maringá reuniu cerca de 8 mil pessoas. Foto: DivulgaçãoEm uma cidade conhecida por belas praias e pela forte presença da comunidade latina, a Parada Gay de Miami é ainda mais animada. Foto: Facebook/ReproduçãoA Parada da Diversidade é o 2º maior evento de Florianópolis e reuniu cerca de 60 mil pessoas em 2012. Foto: DivulgaçãoA Semana Gay de Ski da Europa reúne participantes de mais de 40 países. Foto: DivulgaçãoCuritiba é palco da maior Parada do Orgulho LGBT do Paraná. Foto: DivulgaçãoA Parada do Orgulho LGBT de Barcelona é a mais importante do Mediterrâneo. Foto: Facebook/Reprodução

Veja o calendário de eventos e Paradas do Orgulho LGBT que acontecem no Brasil e no mundo em 2013 e programe-se:

JUNHO

- 17ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Local: São Paulo, SP, Brasil

Data: 27/05 – 02/06

Considerada a maior do mundo, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é o evento que mais atrai turistas à capital paulista. As atrações acontecem em toda a cidade durante a semana, com debates, palestras, mostras de filme e festas especiais. A Parada acontece no último dia, domingo, na Avenida Paulista. O tema desta edição será “Para o armário, nunca mais! – União e conscientização na luta contra a homofobia”.

- Gay Days na Disney

Local: Walt Disney World, Orlando, EUA

Data: 28/05 – 03/06

Mais de 150 mil gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros, travestis, transexuais e simpatizantes reunem-se no maior e mais visitado parque de diversões do mundo para celebrar a diversidade. Além dos parques, os visitantes também podem se divertir nos eventos voltados para o público LGBT que acontecem em toda a cidade de Orlando durante a semana.

- Parada do Orgulho LGBT de Tel-Aviv

Local: Tel-Aviv, Israel

Data 30/05 – 07/06

A cidade é famosa pela vida noturna e pela presença forte da comunidade gay. A Parada de Tel-Aviv é a maior do Oriente Médio e conta com uma semana inteira dedicada a eventos relacionados ao público LGBT.

- Parada do Orgulho LGBT de Los Angeles

Local: Los Angeles, Califórnia, EUA

Data: 07/06 – 09/06

Em sua última edição, a Parada de Los Angeles recebeu cerca de 400 mil pessoas. A cidade dos estúdios de cinema oferece nos 3 dias do evento mostras de filmes com temática LGBT, shows e palestras. A Parada acontece no domingo (9).

- Parada do Orgulho LGBT de Barcelona

Local: Barcelona, Espanha

Data: 21/06 – 30/06

A Parada de Barcelona é a mais importante do Mediterrâneo. São 10 dias com uma programação que envolve eventos culturais, esportivos, debates, shows e festas voltados para o público gay. A Parada acontece no último domingo do mês.

- Parada do Orgulho LGBT de Toronto

Local: Toronto, Canadá

Data: 21/06 – 30/06

Toronto recebeu cerca de 1,2 milhão de pessoas em sua última Parada, tornando-se uma das maiores do mundo. Os 10 dias contam com eventos voltados para o público LGBT. Além disso, a cidade foi eleita para sediar a Parada Mundial de 2014.

- Parada do Orgulho LGBT de Berlim

Local: Berlim, Alemanha

Data: 22/06

Berlim é palco de uma das maiores paradas gays da Alemanha e da Europa. Na semana que antecede a Parada de Berlim, também conhecida como Cristopher Street Day, em homenagem às manifestações do protesto de Stonewall, a cidade recebe o Festival de Gays e Lésbicas, com instalações, shows e peças de teatro.

- Parada do Orgulho LGBT de Londres

Local: Londres, Reino Unido

Data: 25/06 – 30/06

Em 2012, mais de 1 milhão de pessoas foram às ruas na Parada de Londres. Segundo pesquisa realizada pela Associação Europeia Internacional de Lésbicas e Gays, o Reino Unido é o país europeu onde os gays mais se sentem seguros, tornando Londres uma cidade ainda mais atrativa pelo público LGBT. Durante a semana da Parada ocorrem shows, festivais e palestras. A Parada termina na praça Trafalgar Square, onde um palco é montado para receber o show de encerramento.

- Parada do Orgulho LGBT de Nova York

Local: Nova York, NY, EUA

Data: 22/06 – 30/06

Um das cidades mais importante na história do movimento gay, Nova York leva cerca de 1 milhão de pessoas às ruas durante a Parada Gay. O mês inteiro é marcado por celebrações e eventos LGBT’s, e alguns bairros, como o Brooklyn e o Queens, organizam as próprias paradas. No último dia, a Parada de NY começa na famosa 5ª Avenida e termina na Cristopher Street, rua onde os protestos de Stonewall ocorreram em 1969.

- Parada do Orgulho LGBT de Paris

Local: Paris, França

Data: 22/06 – 29/06

Entre maio e julho acontece a maioria das Paradas gays da França, sendo a de Paris a maior e mais importante do país. Também conhecida como Marcha das Forças LGBT, a Parada de Paris atrai cerca de 650 mil pessoas às ruas da capital francesa.

- Parada do Orgulho LGBT de São Francisco

Local: São Francisco, Califórnia, EUA

Data: 29/06 – 30/06

A cidade de São Francisco é conhecida mundialmente pelo ativismo de sua comunidade LGBT e tem uma das maiores Paradas dos EUA. Diversos palcos são montados pela cidade, que recebe artistas de diferentes locais para celebrarem o Orgulho Gay. A Parada acontece no domingo (30).

JULHO

- 18ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro

Local: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Data: 01/07 - 07/07*

Segundo a Associação Brasileira de Turismo para Gays (ABRATGLS), a última edição da Parada Gay do Rio de Janeiro reuniu cerca de 700 mil pessoas na orla de Copacabana. Durante a semana que antecede a Parada, acontecem premiações, shows e festas voltados para o público LGBT. Este ano, o evento comemora o 20º aniversário do Grupo Arco-Íris, organizador da Parada.

*Os organizadores ainda aguardam pela aprovação da Prefeitura do Rio de Janeiro

- 16ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte

Local: Belo Horizonte, MG, Brasil

Data: 15/07 - 21/07

De acordo com os organizadores, a última edição da Parada Gay de Belo Horizonte reuniu por volta de 60 mil pessoas. Além da Parada, a capital mineira recebe também a Semana BH sem Homofobia, uma semana com debates, seminários e eventos artísticos com temáticas LGBT.

AGOSTO

- 1ª GaymerX

Local: São Francisco, Califórnia, EUA

Data: 02/08 - 03/08

A primeira convenção do mundo a ser organizada por crowdfunding (quando pessoas comuns fazem doações para um projeto sair do papel) tem como foco a cultura geek LGBT. 

- 11ª Parada do Orgulho Gay de Juiz de Fora

Local: Juiz de Fora, MG, Brasil

Data: 17/08

A cidade de Juiz de Fora é conhecida por suas ações contra a homofobia. Diversos debates e palestras são organizados durante a semana, além de festas especiais. A Parada acontece no sábado (17).

SETEMBRO

- 12ª Parada da Diversidade de Salvador

Local: Salvador, BA, Brasil

Data: 08/09

Salvador é palco de uma das maiores paradas gays do Brasil, levando cerca de 1 milhão de pessoas às ruas em sua última edição. A Parada acontece sempre no primeiro domingo do mês e conta com uma semana de eventos voltados para o público LGBT.

- 8ª Parada da Diversidade de Florianópolis

Local: Florianópolis, SC, Brasil

Data: 08/09

A Parada da Diversidade é o 2º maior evento de Florianópolis e reuniu cerca de 60 mil pessoas em 2012. Durante semana que precede a Parada, além de debates e eventos culturais específicos para o público LGBT, também ocorrem premiações para homenagear personalidades e empresas que apoiam o movimento.

- 12ª Parada da Diversidade do Recife

Local: Recife, PE, Brasil

Data: 15/09

Desde 2008, o governo de Pernambuco e a Secretaria de Turismo de Recife trabalham juntos para consolidar a cidade como um destino turístico para os gays e em 2012, a Parada de Recife reuniu cerca de 600 mil pessoas na orla da cidade.

- 9ª Parada da Diversidade de Curitiba

Local: Curitiba, PR, Brasil

Data: 29/09

Curitiba é palco da maior Parada LGBT do Paraná. Mais de 100 mil pessoas foram às ruas da capital paranaense na edição de 2012 para celebrarem a diversidade e pedirem direitos iguais, além de participarem da programação especial que acontece durante a semana.

- 11ª Parada do Orgulho LGBT de Belém

Local: Belém, PA, Brasil

Data: 29/09

Com o tema “Militância de Verdade é Movida a Solidariedade”, os organizadores esperam que o público deste ano supere o da edição anterior, que reuniu cerca de 800 mil pessoas. Somente no Pará, acontecem cerca de 64 Paradas durante o ano. Além da Parada, a capital paraense também conta com uma semana voltada para discussões sobre os direitos LGBT, com eventos artísticos e culturais.

OUTUBRO

- 13ª Parada Livre de Caxias do Sul

Local: Caxias do Sul, RS, Brasil

Data: 27/10

Em 2012, a Parada Livre de Caxias do Sul levou cerca de 15 mil pessoas às ruas. No palco principal, artistas se apresentam ao público LGBT. Os organizadores do evento também disponibilizam transporte gratuito para quem quiser visitar as Paradas das cidades vizinhas.

NOVEMBRO

- Parada do Orgulho LGBT de Buenos Aires

Local: Buenos Aires, Argentina

Data: A definir

Eleita um dos 10 melhores destinos gays pelo site Trip Advisor, Buenos Aires é exemplo de luta pelos direitos LGBT no país que foi o primeiro da América Latina a aprovar o casamento gay. Em sua última edição, a Marcha del Orgullo, como é chama em espanhol, reuniu cerca de 150 mil pessoas na capital argentina.

Leia tudo sobre: Parada GayOrgulho LGBTigay
Texto

notícias relacionadas